terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Mata dos Pinhais

A Mata dos Pinhais, também conhecida como Mata das Araucárias, é uma floresta subtropical e pode ser encontrada na região Sul do Brasil (estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Esta formação florestal é típica de uma região de clima subtropical.

Os pinheiros predominam nesta área, principalmente as coníferas. O pinheiro típico e mais presente na Mata dos Pinhais é a araucária augustifolia. Trata-se de uma formação fechada e densa, com grande quantidade de árvores. As árvores são altas, possuindo, em média, de 20 a 30 metros de altura. As folhas dos pinheiros possuem o formato de agulha. A reprodução ocorre quando as sementes são levadas pelo vento. As coníferas possuem um formato triangular. Sendo que no topo são mais estreitas (pontudas) e na base mais largas.
Assim como outras formações florestais do Brasil, a Mata dos Pinhais encontra-se em processo de degradação. Nas últimas décadas sua extensão diminuiu significativamente. Este processo ocorre em função do corte ilegal de árvores, que são destinadas a produção de madeira (fabricação de móveis, papel e outros objetos) e resinas (fabricação de óleos, tintas, sabão, etc).A abertura de novas áreas destinadas à agricultura e pecuária também tem contribuído para o desmatamento da Mata dos Pinhais. Ambientalistas afirmam que, aproximadamente, 95% da mata nativa foi derrubada nas últimas décadas.

Fonte: Sua Pesquisa

6 comentários: